Seja bem vindo(a) ao novo Eba! Livros
Siga nosso Instagram @ebalivros!
Curta nossa página!
Confira nossas resenhas!

03/08/2015

Resenha: Batalha Interior - Fabrício Maurício

Olá gente! Minha vida anda meio corrida por isso o sumiço aqui, continuo por aqui e estou com mais frequência lá na página do Instagram (@ebalivros). Mas não poderia deixar de vim aqui e contar minha experiência maravilhosa com a minha última leitura, ela foi feita graças a parceria com o Fabrício Maurício, ele é autor de a "Batalha Interior" e "O diário de uma Bicicleta" e me enviou 1 exemplar dos dois. Obrigado mais uma vez, Fabrício. Vamos agora para o que interessa?


Título: Batalha Interior
Autoria: Fabrício Maurício
Nº de Páginas: 212
Editora: Pandorga
Nota: 4 estrelas

Primeiramente, vou tentar ser o mais preciso possível, esse livro não merece nenhum spoiler, ele precisa ser degustado com toda atenção pois os ensinamentos contidos nele são tremendos.

Sinopse: O que move as escolhas iniciais na vida do ser humano senão um sentimento sufocado pela sociedade de “eu tenho que ser alguma coisa” ou ainda “eu tenho que ter as coisas”? É esse tipo de reflexão que o autor provoca neste livro, cujo protagonista é Patrick, um jovem rapaz que já tentou empreender diversos tipos diferentes de negócios e que depois de um período, ao sofrer pressões da sociedade e do mundo ao seu redor, caiu em si e se encontrou num momento de luta.

Narrado em terceira pessoa e dividido em sete partes, este é um livro para todos os públicos, tanto para jovens que estão fazendo suas primeiras escolhas quanto para adultos que já escolheram e erraram, e vice-versa. “Sobretudo é um livro para quem é intenso!”, diz o autor, “para quem acredita que a vida é uma só e, portanto, deve ser vivida do melhor jeito possível”.

O leitor vai se identificar com conflitos, lutas, desesperanças, infortúnios e conquistas. Comparando os fatos da vida de Patrick com suas próprias escolhas.


O protagonista do livro é o Patrick, ele como todos tem seu objetivo de vida e naquele exato momento em seus 16 anos, seu objetivo é parar de andar de ônibus (coisa que ele não suporta) e ter seu próprio transporte. Parece uma coisa boba para pessoas que como eu já estão acostumadas a passar horas no trânsito em um ônibus lotado, não é? Mas esse pequeno desejo do Patrick acaba mudando sua vida por inteiro, sua pequena ambição inicial tem um grande peso durante todo seu trajeto.

Patrick larga os estudos e começa sua busca em um jeito de ganhar dinheiro fácil, conseguir sua moto e largar o "busão" de vez. A primeira coisa que lhe apareceu foi a ideia de se alistar e servir ao exército e não perdeu tempo, acordou cedo e foi em busca do que desejava. Para sua alegria acaba se saindo ótimo em todos os testes e sabia que já estava com sua vaga garantida, se não fosse um pequeno detalhe...

Patrick tem uma pequena deficiência estética, ele se torna o famoso "meio-olho" nos testes e passa por algumas humilhações sendo negado no exame médico. Mas ele não desiste, vai atrás do médico responsável por aquele ato e contesta ganhando uma chance de reverter a situação... Se ele consegue ou não eu não irei dizer para não estragar a surpresa.

Mas desde já digo que essa não é a única escolha de Patrick, ele faz várias outras, sem planejamento, sem consciência, só ambição. Isso acaba tornando sua vida cheia de tragédias e tristes acontecimentos.

É um livro bastante reflexivo e que me levou a pensar em vários momentos da minha vida, como dito na sinopse. Fiquei surpreso e não esperava que iria me apaixonar de tamanha maneira. Não posso deixar de parabenizar o autor pela ótima escrita, ele lida com a história de forma espetacular, indo e voltando no tempo. Tem um momento no finalzinho do livro que me impressionou bastante, quando pensei que tudo tava sem sentido para o desfecho de um grande acontecimento, vem o Fabrício e mostra que tudo não passou de um... Sonho???

Vocês precisam ler, sério.

Espero que vocês tenham gostado da resenha e que eu tenha conseguido intrigar vocês! Esse livro superou todas minhas expectativas!

Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário